COG-LEARN – Uma Linguagem de Padrões para E-Learning

Americo Talarico Neto, Junia Coutinho Anacleto, Vânia Paula de Almeida Neris

Abstract


Projetar material instrucional para Web é uma tarefa difícil para professores que não têm experiência em pedagogia e projeto instrucional Web. Padrões surgiram como uma forma de capturar conhecimento de projeto em um contexto e apresentar soluções para os projetistas. Neste trabalho apresenta-se a Cog-Learn, uma Linguagem de Padrões com objetivo de apoiar professores durante o projeto de material instrucional para sistemas de e-learning. Discute-se também o processo de identificação e formalização de padrões durante a condução de dois estudos de caso, nos quais foi aplicado um conjunto de Estratégias Cognitivas com o objetivo de melhor organizar o conteúdo na interface visualizada pelo aluno, facilitando a sua interação e, conseqüentemente, facilitando o seu processo de aprendizagem. Será apresentado também o Cognitor, uma ferramenta desenvolvida para adaptar computacionalmente a Linguagem de Padrões identificada.

Keywords


Linguagem de Padrões, e-learning, Material Instrucional, projeto Web, Estratégias Cognitivas, Usabilidade.



DOI: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2005.13.3.%25p

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)