Anais WIE

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Lista de Artigos Aceitos no WIE 2011

  1.  A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia
  2. Formação continuada de professores: rede social na Internet apoiando uma comunidade de prática
  3. Percepção dos Alunos sobre o Uso do Bate-Papo como Complemento as Interações Síncronas Presenciais
  4. Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python
  5. Reflexões sobre um Curso de Jogos Computacionais Livres para o Ensino das Primeiras Noções Matemáticas, em EAD
  6. As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia
  7. O Ensino de Matemática na Era Digital
  8. Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica
  9. Disciplina de Informática: Uma experiência com os alunos do ensino profissional e técnico noturno, modalidade subsequente
  10. Aprendizagem baseada em problemas mal-estruturados: Programação e Cidadania
  11. Programa UCA no Estado do Ceará: Caminhos Percorridos, Lições Aprendidas
  12. Internet na Terceira Idade: Inserção Social
  13. Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação
  14. Aprendizagem Matemática do Cotidiano: Análise das Estratégias de Ação no Jogo de Bola de Gude
  15. Análise das Práticas de Colaboração e Comunicação: Estudo de Caso utilizando a Rede Social Educativa Redu
  16. Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza
  17. Processos Metacognitivos com o uso das TIC
  18. Concepções, Avanços e Recuos Observados na Produção de Objetos de Aprendizagem na Área de Línguas Portuguesa e Espanhola
  19. Rede de Saberes Coletivos (ReSa): um Ambiente Complexo para Aprendizagem Acadêmica com Redes Sociais
  20. Letramento Digital via Web 2.0: uso do site Toondoo em sala de aula.
  21. Uma Experiência de Virtualização de Disciplina em Cursos de Graduação
  22. Laptops Educacionais: reflexões sobre a formação dos professores nas escolas
  23. Investigando práticas educativas com o uso de computadores na escola: uma abordagem construcionista ou instrucionista?
  24. Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar
  25. Programação e monitoramento de atividade de estudo Lição na mediação tecnológico-educacional Moodle
  26. Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização
  27. Um olhar sobre a formação docente do programa UCA em uma escola municipal de Fortaleza
  28. Laptops Educacionais : reflexões sobre a formação dos professores nas escolas
  29. Formação Tecnológica de Professores do Município X1: Um Relato de Experiência
  30. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)
  31. A tutoria na educação a distância da Universidade Aberta do Brasil: percepções sobre formação, interação e atuação
  32. Tecnologias Educacionais na Formação em Serviço de Professores: perspectivas para uma escola inclusiva
  33. Políticas Públicas para Informática na Educação: reflexões sobre desafios contemporâneos
  34. PROGLIB: Uma Linguagem de Programação Baseada na Escrita de LIBRAS
  35. Rumo a um sistema de tradução Português-LIBRAS
  36. QUALIDADE EM EAD: o que pensam os cursistas?
  37. Regra autoral para conteúdos em EAD

Lista de Artigos Aceitos no WIE 2010

  1. Letramento Digital dos Professores dos Anos Inicias do Ensino Fundamental
  2. Possibilidades e Desafios na Implantação do Projeto UCA Total: um Estudo no Município de São João da Ponta com foco na Formação Docente
  3. Formação Docente para IE: um Estudo na Rede Estadual de Ensino no Município de Belém
  4. Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a prática docente: um estudo de caso
  5. Formação de professores com e para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
  6. O uso do laptop educacional no modelo 1:1. O que se altera no cotidiano da sala de aula?
  7. Uma Reflexão Sobre Acesso do Deficiente Visual à Educação na Região Centro-Oeste de Minas Gerais
  8. Gurizada.net: Inclusão Digital em Perspectiva Participativa
  9. Implementação de Maquete Tátil Sonora para Pessoas com Deficiência Visual
  10. Uma Nova Abordagem para a Inclusão Digital: Relato de uma Experiência de Extensão na UFAL
  11. Supermercado Virtual: software educacional de matemática para o Ensino Fundamental
  12. Educação e Tecnologia: Práticas Pedagógicas desenvolvidas nos Laboratórios de Informática das Escolas Públicas de Cáceres e Região
  13. Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental
  14. Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos
  15. Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática: possibilidades para a inserção curricular
  16. Metadados Essenciais: Uma Metodologia para Catalogação de Objetos de Aprendizagem no Repositório Digital ROAI
  17. Um arcabouço para apoiar a generalização de conceitos através da pedagogia de representações externas
  18. Uso da TV Digital na Educação a Distância
  19. Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências
  20. Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação
  21. Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola
  22. GeoplanoPEC - Uma Extensão para um Jogo Educacional Colaborativo para o Ensino de Geometria Plana
  23. Linguagem Dialógica Instrucional: a (re)construção da linguagem para cursos online
  24. O Uso de um Jogo Narrativo Computacional em um Ambiente Escolar
  25. Relações Sociais em Comunidades Virtuais de Aprendizagem
  26. O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental
  27. Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel adaptado aos diferentes estilos cognitivos utilizando Hipermídia Adaptativa
  28. Repositório de vídeos educacionais adaptado as necessidades tecnológicas de usuários de dispositivo móveis
  29. Plataforma para criação e utilização de conteúdos multimídia educacionais
  30. Um Laboratório Virtual Tridimensional e Interativo para Suporte ao Ensino de Física
  31. Estruturação de Sequências e Visualização do Co-texto em Bate-papo para Educação
  32. REDUC: A Robótica Educacional como Abordagem de Baixo Custo para o Ensino de Computação em Cursos Técnicos e Tecnológicos
  33. O Site da Escola como Operador do Letramento Digital
  34. O Uso do Computador e da Internet por Estudantes de 11 a 14 anos de uma escola municipal
  35. Editor visual para autoria de hiperlivros adaptativos na Internet
  36. Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: uma experiência na sala de aula
  37. i-Tarefa: incrementando a interatividade em cursos via Web com o Moodle
  38. Mediação de Debate Educacional via Bate-papo: o Problema da Coordenação dos Assuntos

Lista de Artigos Aceitos no WIE 2009

  1. A Dinâmica de Sistemas e o Aprendizado Exploratório no Ensino de Física
  2. A influência da utilização do Orkut e Messenger no processo de Ensino de Matemática com alunos do Ensino Médio da Rede Pública
  3. Ambiente Educacional Aplicado ao Domínio da Geografia
  4. Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com professores do Ensino Fundamental
  5. Aprendendo Conceitos de Computação Gráfica através de um Ambiente Multimídia e Interativo com OpenGL
  6. Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle
  7. Arquitetura Pedagógica para Construção Colaborativa de Conceituações
  8. Biblioteca Digital de Realengo: Programa de Inclusão Digital e Social na Zona Oeste do Rio de Janeiro
  9. Camada de Interoperabilidade entre um Ambiente de Aprendizagem e Ambientes Virtuais Tridimensionais
  10. Comunidades de prática e ferramentas Web 2.0: uma experiência em um curso de especialização em Matemática
  11. Derivados do computador: reflexões sobre uma experiência envolvendo inclusão digital e pessoas em sofrimento psíquico
  12. Dinamizando o Desenvolvimento da Percepção Musical: Um Sistema de Apoio à Realização de Exercícios
  13. Discussão e Votação como Dinâmica Educacional
  14. Elementos Formadores de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem
  15. Em Busca de Diferentes MODUS de se Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas
  16. Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados
  17. Laboratório Virtual de Atividades Didáticas - LabVad
  18. Modelos mentais: um estudo de caso referente à introdução de computadores no ensino
  19. NUMRAC - Um Objeto de Aprendizagem como Apoio ao Ensino de Matemática
  20. O Editor Científico ROODA Exata
  21. O Uso de Dispositivos Móveis para Auxiliar a Aprendizagem Significativa na Geometria Espacial
  22. Objetos de aprendizagem generalizáveis para o currículo de Matemática do ensino médio
  23. Perfil da Informática na Educação nas Escolas Estaduais do Sudoeste Goiano
  24. Perspectivas metodológicas para o uso de fóruns em avaliação docente emancipatória
  25. Projeto Gene: Ambiente de Apoio ao Aprendizado de Genética através de Comunidade Virtual
  26. Projetos Colaborativos e WebQuests: Uma Possibilidade para Formação de Professores de Matemática
  27. SGSO Um Sistema Baseado em Lógica Fuzzy para Geração e Correção de Simulados e Provas via Web
  28. SISIPTV Um Sistema de Conferência de Mídia como ferramenta de apoio no Ensino à Distância
  29. Sistema Tutor Inteligente para Auxílio na Alfabetização de Crianças Surdas em um Contexto Bilíngüe
  30. Tecnologia na Escola: Um modelo de Implementação a partir da Formação de Professores
  31. Um jogo educacional para o auxílio do aprendizado de Geometria Espacial
  32. Um modelo de sistema de aprendizagem colaborativa apoiado por computador com ênfase em trabalho em equipe
  33. Um resolvedor de equações algébricas como ferramenta de apoio à sala de aula no ensino de equações algébricas
  34. Uma experiência de escrita coletiva online na formação inicial de pedagogos
  35. Utilização de Ambiente E-learning em disciplinas da área Tecnológica
  36. VIDA: Atlas Anatômico 3D Interativo para Treinamento a Distância
  37. Whiteboard interativo de baixo custo: uma alternativa viável para as escolas brasileiras

Lista de Artigos Aceitos no WIE 2008

  1. Visualização de táticas para apoiar a aquisição de habilidades em jogos educacionais
  2. A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA - uma proposta para o ensino médio/técnico
  3. A Revolução da Técnica: Análise de Possibilidades para a Educação Mediada por Computador
  4. Diálogos com o futuro e respostas ao presente: políticas públicas para utilização da informática no contexto escolar
  5. Estendendo a Idéia do Projeto UCA ao Desenvolvimento Comunitário: Reflexão e Estratégias
  6. Formação de Professores a distância - Estudo de caso do Programa Pró-Licenciatura em História
  7. Implementação e observação de práticas pedagógicas com o uso de Objetos de Aprendizagem na Escola
  8. Incorporação de novas funcionalidades no ambiente de ensino-aprendizagem Claroline
  9. INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino
  10. Jogo educativo sobre a Revolução da Cabanagem – Fase Pré-Revolucionária
  11. Letramento Digital de Professores na Web 2
  12. Novas demandas à formação docente na sociedade em rede
  13. Novos estilos de interação em Sistemas de Gestão de Aprendizagem
  14. A Virtualidade Real: Análise Crítica de Aplicações de Realidade Virtual na Educação Mediada por Computador
  15. O Ensino da Arte através de Projetos Colaborativos com Suporte de um Ambiente Virtual
  16. O Indicador de Aprendizagem Learning Vectors Como Instrumento Automatizado de Avaliação para Suporte a Aprendizagem em EaD
  17. O Papel do Professor diante das Inovações Tecnológicas
  18. O software “Brincando com leitura”: estimulação de habilidades para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com deficiência
  19. Oficinas de Informática e Cidadania: Em busca de um modelo de inclusão digital baseado no protagonismo
  20. PitágorasNet: uma protótipo de objeto de aprendizagem para o ensino de Matemática
  21. Repensando a educação a distância sob a ótica da inclusão digital
  22. Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras
  23. Sistema Tutor Inteligente integrado a Monitoria Estudantil para elaboração de um Assistente Virtual de Ensino Inteligente
  24. Software Livre Aplicado ao Ensino de Geometria e Desenho Geométrico
  25. Ambiente para criação de jogos educacionais de adivinhação baseados em cartas contextualizadas
  26. A Software Livre Aplicado em Informática Educativa nas Escolas da Rede Pública Estadual do Pará
  27. ATecnologias Computacionais para Auxiliar Professores a Atingir Requisitos Pedagógicos através da
  28. Utilização de Conhecimento de Senso Comum
  29. Um Estudo de Caso para Avaliação do Editor de Cadeias de Conhecimento em um Caso Real
  30. Um Sistema Tutor Inteligente para o Ensino de Fração
  31. Uma experiência do uso do Software Livre GCOMPRIS na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental
  32. Uma Proposta de Modelo para Objetos de Aprendizagem
  33. Uso de Redes de Kohonen na Recuperação Personalizada de Objetos de Aprendizagem: Um Estudo de Caso no Ensino de Ritmos Musicais Brasileiros
  34. Uso de Wikis em Projetos Escolares: experiências colaborativas com alunos de ensino fundamental
  35. Utilização de Robôs de Conversação como meio de Aprendizagem para Crianças e Pré-Adolescentes
  36. Aplicando a Modelagem Computacional e a Dinâmica de Sistemas na Aprendizagem Exploratória em Física
  37. Atividades para competições escolares de matemática no ambiente Moodle
  38. Auto-Avaliação na Educação a Distância uma alternativa viável
  39. Avaliação docente em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA): propostas de atividades com o uso do Moodle e Teleduc
  40. Avaliação Sócio-Interacionista Aplicada ao Contexto da EaD em Cursos de Graduação Semi-Presenciais
  41. Mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem
  42. Cognitor: o que os Professores têm a dizer

Lista de Artigos Aceitos no WIE 2007

  1. Carências e Possibilidades em Informática Educativa na Rede Estadual Paraense e Questões Éticas Colocadas para Educadores/Pesquisadores
  2. Tratamento da Privacidade dos Usuários de Sistemas Educacionais Web
  3. Laguna – Aprendendo sobre a Guerra do Paraguai com jogo educativo
  4. Oficinas de Utilização de Software Educacional: Um Relato de Experiência
  5. Avaliação de um jogo inteligente no processo de aprendizagem
  6. Considerando o fator sócio-afetivo afinidade social em ambientes de ensino-aprendizagem colaborativos assistidos por computador
  7. Criação de Projetos e Comunidades Virtuais a partir da Pesquisa em Sala de Aula
  8. CV-MUZAR - Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem que aproxima os Museus de Ciências Naturais da Escola
  9. Criação e Acompanhamento de Projetos Colaborativos no Ambiente SOCRATES
  10. Uso de Jogos Cooperativos em Atividades de Aquecimento em Cursos Hipermídia Adaptativos
  11. Uma Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem como Ferramenta de Modelagem Exploratória Aplicada ao Ensino de Física Quântica
  12. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas
  13. Inclusão Social e Digital através da Formação para o Trabalho
  14. Uma Ontologia para Ambientes Interativos de Aprendizagem
  15. Representação de Jogos Educacionais a partir do Modelo de Objetos de Aprendizagem
  16. Utilização de Objetos de Aprendizagem nas Ciências Naturais e Exatas: O caso do curso de formação continuada para professores de escolas públicas da região Sudoeste da Bahia
  17. Um Software para o Problema das 8 Rainhas
  18. Um Sistema Tutor Baseado em Agentes no Domínio da Medicina
  19. Ferramentas e Métodos para Apoiar o Ensino de Xadrez na Fronteira entre os Fundamentos e a Perícia
  20. Infoinclusão de portadores de sofrimento psíquico
  21. Disciplina de Psicoterapia Baseada na WEB: Uma estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação
  22. Avaliação e Acompanhamento Pedagógico em curso de Especialização lato sensu a distância
  23. Formação de Tutores para Educação a Distância com ênfase na interatividade
  24. A Informatização das redes municipais de ensino fundamental das Cidades Médias Fluminenses
  25. Um Modelo para Detecção de Incoerências no Processo de Autoria de Exercícios de Comunicação Estrutural
  26. Laboratórios de Informática com Software Livre para Atender Políticas Estaduais do Ensino Escolar
  27. Inclusão Sócio-Digital: Uma Análise do Projeto KHouse Profissionalizante Jovens do Saber
  28. USO DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: OBSTÁCULO QUE PRECISA SER SUPERADO PELO PROFESSOR, O ALUNO E A ESCOLA
  29. Desenvolvimento de um curso seguindo a Aprendizagem Baseada em Problemas: um estudo de caso
  30. Robótica Livre: Implementação de um Ambiente Dinâmico de Robótica Pedagógica com Soluções Tecnológicas Livres no Cet CEFET em Itabirito - Minas Gerais – Brasil
  31. Software para avaliação de aprendizagem utilizando a teoria da resposta ao item

 

Notícias

CBIE (SBIE + WIE) 2014

A 4a. edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o congresso organizado pela CEIE que une os conhecidos SBIE e WIE, acontecerá em Dourados (UFGD) entre os dias 03 a 06 de Novembro 2014. O 4o CBIE é organizado pela UFGD e conta com a promoção da SBC.

Maiores informações em http://cbie2014.ufgd.edu.br/.

 
CBIE (SBIE + WIE) 2013

A 3a. edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o congresso organizado pela CEIE que une os conhecidos SBIE e WIE, acontecerá em Campinas (Unicamp) entre os dias 25 a 29 de Novembro 2013. O 3o CBIE é organizado pela Unicamp e conta com a promoção SBC.

Maiores informações em http://www.ft.unicamp.br/cbie2013/.

 
CBIE (SBIE + WIE) 2012

A 2a. edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o novo congresso organizado pela CEIE que une os conhecidos SBIE e WIE, estará acontecendo no Rio de Janeiro de 26 a 30 de Novembro de 2012. O 2o CBIE é organizado pela UFRJ e UNIRIO e conta com a promoção SBC.

Maiores informações em http://www.cbie.org.br/

 
DesafiE 2012! no CSBC

O Desafie! 2012 será realizado em Curitiba(PR), nos dias 17 e 18 de Julho de 2012, como um evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Para mais informações sobre o Desafie! 2012 acesse a página

http://wdesafie.wordpress.com